Controle de Contas a Receber NFSERVICE

Controle de Contas á Receber

Assuma o controle das contas a receber da sua empresa com estas dicas relevantes que reunimos para você !Assuma o controle das contas a receber da sua empresa com estas dicas relevantes que reunimos para você !

Neste artigo, nós procuramos trazer algumas dicas e informações para você não perder o controle das suas contas a pagar. Agora, nada mais justo do que falarmos um pouco do reverso dessa moeda, do movimento oposto neste fluxo de caixa: as contas a receber. Sim, todos aqueles compromissos que outras pessoas ou empresas assumiram com você. Pode parecer um assunto um pouco mais agradável do que “contas a pagar”, mas não se engane: requer tanto a sua atenção quanto.

Isso porque, acredite, é muito fácil nos perdermos na administração daquilo que nos é devido. Se já é normal um empresário enfrentar problemas financeiros por falta de controle, imagine o empreendedor – ainda mais no início de um projeto, quando é obrigado a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo. Se você já se viu nessa situação, perdido entre contas a receber e a pagar, saiba que não está sozinho. Tem muita gente que, na hora de mergulhar nas próprias finanças, acaba se desorientando, nadando sem sair do lugar, correndo o risco de se afogar nos números.

1 – Organização é tudo, como sempre:

Assinou o contrato e recebeu o pagamento? Ótimo!

AGORA É HORA DE MOSTRAR O QUÃO ORGANIZADO VOCÊ É. PORQUE, ASSIM COMO EM RELAÇÃO AO CONTROLE DAS CONTAS A PAGAR, AQUI TAMBÉM ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL. Isso significa conhecer na ponta da língua o vencimento de cada uma das contas a receber, quanto poderá esperar para recebê-las e a forma como serão pagas. Acompanhe de perto quais são os clientes que têm o hábito de pagar com antecedência e quais são os que atrasam; aprenda a lidar com cada um destes perfis. Organize-se também com as cobranças: atrasos nas cobranças equivalem a atrasos nos recebimentos. Transforme a emissão de cobranças em rotina, de modo a que suas contas a receber sempre fiquem dentro dos prazos estabelecidos.

2 – Não tenha medo de cobrar:

Por falar em cobranças, percebemos que muitos empreendedores demonstram um certo constrangimento na hora de cobrar por serviços prestados ou produtos vendidos. Ora, isso não faz sentido: se você cumpriu com o que estava previsto em uma transação, é seu direito receber. Nenhum cliente pode ficar mais ou menos insatisfeito com uma cobrança de contas a receber, caso o pagamento atrase. Porém, caso ele demonstre essa insatisfação, é melhor você reconsiderar se vai mantê-lo ou não; porque pode ser que esta prática se repita. Por outro lado, é comum que clientes simplesmente se esqueçam de uma data de pagamento. Neste caso, basta uma lembrança quando esta data chegar, ou passar.

3 – Adquira o hábito diário de checar as contas:

Escolha, todos os dias, um dos controles (neste caso, de contas a receber) e verifique se os recebimentos estão de acordo com os documentos (notas fiscais, por exemplo) que os geraram. Procure fazer disso um hábito, já que só o seu monitoramento constante poderá garantir o controle total das suas contas a receber e a segurança da sua gestão financeira.

4 – Estimule o pagamento antecipado por meio de vantagens:

Antecipar os recebimentos de sua empresa é, sem dúvida, o melhor dos mundos. Mas por qual motivo alguém paga antes sem ganhar nada em troca? Diante disso, não deixe de considerar oferecer recompensas para quem antecipar os pagamentos – e até mesmo aqueles que pagam em dia por um longo período.

5 – Controle:

O controle das Contas a Receber fornece informações para tomada de decisões sobre um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe os créditos a receber originários de vendas a prazo:

  • A data e o montante dos valores a receber, os descontos concedidos, e os juros recebidos;
  • Os clientes que pagam em dia; o montante das créditos já vencidos e os períodos de atraso;
  • As providências tomadas para a cobrança e o recebimento dos valores em atrasos;
  • Identificar os principais clientes, o grau de concentração das vendas, e a qualidade e a regularidade dos clientes;
  • Acompanhamento da regularidade dos pagamentos, e programar as ações para cobrança administrativa ou judicial;
  • Fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa.

É comum nas pequenas empresas que o fato do proprietário dar mais atenção às operações diárias de compra/produção e venda, em detrimento da organização administrativa, lembre-se de quem tem o controle da empresa administra melhor, e assim pode conseguir melhores resultados.

Vamos lá, como controlar no sistema NFSEVICE:

O Lançamento das novas contas no sistema NFSERVICE, são geradas de forma automáticas na emissão da nota fiscal de venda, porém podemos lançar contas diretamente no menu contas a receber:

  1. Lançar Nova Conta a Receber
  2. Editar / Visualizar Conta a Receber
  3. Baixar Contas Recebidas
  4. Cadastro de Cheques Devolvidos
  5. Imprimir Relatório de Contas a Receber

Cobrança Bancária Boletos:

  1. Gerar Boleto
  2. Gerar Arquivo Remessa
  3. Carregar Arquivo Retorno

Registrar Operações de Antecipação, Desconto Cheque/Duplicata:

  1. Desconto de Cheque
  2. Desconto de Duplicata

 

Ainda não é cliente NFSERVICE, não perca mais tempo, clique agora e experimente o sistema por 15 dias gratuitamente

 

Leia Também: Planejamento financeiro: um passo a passo indispensável

Fonte: http://www.sebrae.com.br

https://endeavor.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *