Conceito Centro de Custos

O custo é basicamente o que a empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes. Aplicar o conceito centro de custos em uma empresa é dividi-la em setores, para que se calcule os custos de cada setor individualmente.

Existem dois tipos de centro de custos:

1) Centro de custos produtivos

Também são chamados de centro de custos diretos. São os setores que influenciam diretamente da produção e venda dos produtos e serviços da empresa. Por exemplo: departamento comercial e departamento de telemarketing.

2) Centro de custos não produtivos

Também são chamados de centro de custos indiretos ou auxiliaries  São os setores que não influenciam diretamente da produção do serviço ou produto da empresa. Por exemplo: departamento administrativo e departamento jurídico da empresa.

Exemplo de centro de custos

exemplo planilha centro de custo

 

O que é Centro de Custo

Toda movimentação financeira que sua empresa faz, em dinheiro, cheque ou transferência eletrônica. Todas essas operações sao registradas nas contas desta empresa. Para organizar estas contas dentro do Balanço da empresa na maioria das vezes são utilizadas agrupadores de operações. Por exemplo, se você faz uma operação do Banco do Brasil, todas as operações são cadastradas no agrupador Banco do Brasil, dividindo todas as operações dentro de contas no seu balanço.

O Centro de Custo consiste na relação dessas contas que a empresa tem dentro do balanço. Imagine a seguinte situação dentro do balanço da sua empresa:  Se no ativo temos uma conta pra cada um dos imobilizados, contas bancárias, conta de clientes, conta de estoque e etc . O Centro de Custos permite que eu organize a forma através da qual eu verei os resultados da minha empresa.

Nestas circunstâncias, o objetivo do Centro de Custos é consiste em ampliar o nível de detalhamento das contas bancárias até um nível que seja útil para o gestor da empresa.

Exemplo plano de Centro de Custos

exemplo plano de contas simples

exemplo plano de contas detalhado

Neste segundo modelo, temos um detalhamento muito maior, que permite um controle mais eficaz dos gastos de uma pequena e média empresa ao longo do ano.

Exemplo plano de contas por Centro de Custo

No último exemplo temos por objetivo indicar os resultados financeiros de uma empresa de maneira individualizada. Este plano de contas é muito útil quando a empresa tem mais de um tipo de serviço ou de produtos, dessa maneira você poderá analisar seus resultados ao longo do ano de forma  individual.

Por exemplo em uma loja de sapatos, você poderá analisar separadamente os resultados dos calçados masculinos e dos calçados femininos.

Vamos lá, criar meus centros de custos no sistema NFSEVICE:

  1. Criar Centro de Custo

 

Ainda não é cliente NFSERVICE, não perca mais tempo, clique agora e experimente o sistema por 15 dias gratuitamente

 

Leia Também: Planejamento financeiro: um passo a passo indispensável

 

Fonte: http://www.sebrae.com.br

2 comentários sobre “Conceito Centro de Custos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *