Cobranca_Titulos_vencidos_nfservice

Cobrança em clientes com Títulos vencidos

Política de cobrança e controle da inadimplência

Algumas ações podem evitar prejuízos maiores decorrentes do não recebimento com pontualidade dos bens, produtos ou serviços vendidos a crédito.

A gestão de crédito e cobrança pressupõe uma ação coordenada da análise e liberação do crédito, e uma eficiente recuperação de parcelas em atraso. É quase uma arte equilibrar esses itens.

Diversas perguntas precisam de respostas rápidas e precisas:

Como conceder crédito sem arrepender-se?
Como acompanhar o comportamento dos clientes ao longo do tempo?
Quais são os motivos que levaram bons clientes a tornarem-se inadimplentes?
Como antecipar estes problemas e tomar decisões pró-ativas reduzindo a inadimplência?
Quais são os clientes que devem ser acionados primeiro? Aqueles que devem mais ou que devem há mais tempo?
Como reduzir o número de ações de cobrança aumentando a recuperação de créditos?
A seguir, apresentamos recomendações que permitem estabelecer uma política efetiva de cobrança e controle da inadimplência em sua empresa:

Controle contínuo dos seus devedores:

A redução das perdas ligadas à inadimplência passa pelo controle da evolução dos recebimentos e pela previsão de um conjunto de ações a implementar quando se verifica um atraso.

Controle dos atrasos:

Tenha um controle permanente dos clientes, utilizando o relatório (Em Atraso/Por Cliente) verificando o total da dívida, o valor vencido (identificando o tempo de atraso). Esse relatório deve ser analisada semanalmente. Ver Relatório

Negocie um plano de liquidação:

Contate o cliente assim que for diagnosticada a dívida, perguntando-lhe o motivo do atraso e negociando uma nova data para o pagamento;
Anote: o motivo do atraso, nome e cargo das pessoas contatadas, histórico da conversa e nova data negociada;
Tente obter um cheque pré-datado com o novo vencimento;
Se o seu cliente não puder pagar de uma só vez o débito, procure negociar um novo plano de liquidação da dívida, ponderando a aplicação de juros;
Utilize a função CRM do sistema NFSERVICE, para agendar as ligações, retornos, a previsão de pagamento e todo o histórico da conversas.

Tenha um plano de ação:

As empresas que conseguem melhor ressarcimento das quantias devidas são aquelas que já têm pronto um “manual de cobrança” para agir frente à inadimplência.

Se o plano de liquidação que foi negociado com o devedor não está a ser cumprido ou se não houve um acordo sobre uma nova data de pagamento, devem ser rapidamente tomadas medidas mais drásticas.

Exemplo de plano de cobrança:

Etapa 1. Efetuar ligações de Cobrança;

Etapa 2. Protestar as dívidas no cartório e comunicar ao devedor esta providência;

Etapa 3. Cortar totalmente o fornecimento. Contatar o fiador e as pessoas que deram recomendações, para comunicar a situação de inadimplência;

Etapa 4. Pressionar, enviando seus funcionários à empresa para pedir explicações sobre a situação;

Etapa 5. Pedir ao seu advogado para entrar em contato com o cliente;

Etapa 6. Executar as garantias, responsabilizar os fiadores, pedido de falência, execução e etc.

A cada etapa é associado um prazo. Se as medidas previstas não surtirem efeitos dentro do estabelecido, passa-se à etapa seguinte. Obviamente, se o comportamento do devedor demonstrou má fé logo de início, fica caracterizada sua intenção de não pagar. Nesse caso, tome logo as medidas mais drásticas.

Tente chegar a um acordo:

Um mau acordo é melhor do que um bom processo. Se você perceber que a situação do devedor é muito complicada, se não tiver garantia ou fiador, e se achar que nunca conseguirá reaver a totalidade da dívida, tente um acordo com ele, como: recuperar uma parte de suas mercadorias, obter bens em troca ou até abrir mão de uma parte da dívida, recebendo algum pagamento imediato.

 

Vamos lá, como controlar no sistema NFSEVICE:

  1. Gerar Relatório de Atrasos por Cliente
  2. Gerar Campanha de Clientes – (Sistema irá gerar uma campanha com todos os clientes com contas vencidas e enviar para o CRM)
  3. Registrar ligações de Cobrança e previsão de Pagamento no CRM

 

Ainda não é cliente NFSERVICE, não perca mais tempo, clique agora e experimente o sistema por 15 dias gratuitamente

 

Leia Também: Planejamento financeiro: um passo a passo indispensável

 

Fonte: https://www.sebrae.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *